Automação e Rastreabilidade

Gestão de Estoques (WMS)

Sistema de gestão de armazéns, depósitos e centros de distribuição que otimiza todas as atividades operacionais e administrativas do processo de armazenagem, tais como recebimento, inspeção, endereçamento, armazenamento, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos e controle de inventário. Possibilita melhorias nos fluxos de materiais e informações nos depósitos, tendo como resultados principais a redução de custos, maior nível de organização do estoque e aumento do nível de satisfação dos clientes.


Pré-recebimento:

Através da leitura do arquivo XML gerado na emissão da nota fiscal no ponto de origem das mercadorias, o WMS Akron já é informado antecipadamente de quais materiais estão à caminho do depósito, podendo alertar para ações prévias como reserva de espaço, por exemplo.

 

 


Gestão das tarefas de recebimento e conferência:

Com os itens da nota fiscal já importados do arquivo XML, a conferência é realizada item por item em um checklist  digital apresentado ao funcionário em um dispositivo móvel, onde é possível gerar alertas para itens incompatíveis, quantidades incorretas ou encaminhamento para setores de inspeção de qualidade.  A conferência pode ser realizada com leitores bluetooth (laser, RFID, etc.) para agilizar o processo.

 

 


Identificação e armazenamento:​

Após a conferência, cada item é identificado com uma etiqueta única gerada pelo WMS Akron, podendo ser código de barras, QR Code, RFID ou outra tecnologia. Esta etiqueta unitariza o item e permite maior controle sobre lote, data de recebimento, data de armazenamento, entre outras.

Devidamente etiquetados, os itens estão prontos para serem encaminhados para área de armazenamento ou para o processo de cross-docking.

No caso de armazenamento, o funcionário pode ser orientado em qual posição armazenar o item, mas independentemente disso, deve realizar a leitura da posição de estoque para que o sistema identifique e/ou confirme onde estão os itens.

 

Solicitação de separação e picking:

Quando é gerada uma solicitação de separação pelo ERP, esta é encaminhada ao WMS Akron que gera um alerta no dispositivo móvel do funcionário indicando tal pendência. O funcionário pode escolher em uma lista de pendências qual separação será iniciada e é automaticamente orientado à se deslocar para o ponto indicado no seu dispositivo móvel.

Chegando na posição indicada, o item é retirado realizando-se a conferência e baixa do mesmo através da leitura de sua etiqueta (código de barras, QR Code, RFID ou outra). Automaticamente o dispositivo móvel já aponta qual o próximo item a ser coletado e o local onde este se encontra, ou ainda, indica que a solicitação de separação está concluída.

 

Embalagem:

No momento em que uma solicitação de separação é atendida e concluída, os itens estão prontos para serem encaminhados à área de embalagem. Nesse local, o funcionário do setor pode realizar outra conferência dos itens no ato da embalagem, e gerar etiquetas de transporte para os volumes após fechados.

 


Expedição:

Após a embalagem de todos os itens, já é possível encaminhá-los para expedição e, no momento em que os volumes são carregados na doca, é possível realizar uma última conferência através da leitura do código de barras, QR Code ou RFID das etiquetas que foram coladas anteriormente, cruzando com as informações da nota fiscal.

 


Inventários:

O WMS Akron permite que sejam gerados inventários cíclicos com a funcionalidade de sorteio de itens a serem inventariados.

Também permite a realização de inventários gerais contemplando todas as posições de armazenamento do armazém.

 


Indicadores:

  • Tempos médios de processamento de itens recebidos;
  • Tempos médios de separação de itens;
  • Eficiência de funcionários;
  • Acuracidade do estoque;

Benefícios:

  • Agilidade nos processos de recebimento, conferência, armazenagem, separação e expedição;
  • Organização do estoque;
  • Redução de custos por extravio de material;
  • Otimização da mão-de-obra;
  • Integração com ERP;
  • Digitalização das informações do estoque.