Automação e Rastreabilidade

RFID

Metalmecânico

Apesar das dificuldades de propagação da radiofrequência em ambientes com grande concentração de metais, um projeto RFID bem elaborado é capaz de trazer grandes benefícios para a indústria metalmecânica.

Abaixo são listados os principais sistemas desenvolvidos pela AKR para a indústria metalmecânica:


Sistema de gerenciamento dos processos de recebimento, armazenamento e beneficiamento de bobinas de aço baseado na tecnologia RFID (AKR Coil View):

Consiste na instalação de um tag RFID na bobina de aço no momento em que a mesma é pesada ao ser recebida na empresa. Através da sensores instalados nas pontes rolantes e de um leitor RFID instalado no gancho transportador, é possível identificar exatamente onde cada bobina foi armazenada.

No momento em que é gerada uma solicitação de consumo, o sistema automaticamente calcula qual é a bobina mais indicada para uso baseado em regras pré-estabelecidas de FIFO e de aproveitamento de materiais, e indica ao operador da ponte rolante onde está a bobina solicitada.

Tela inicial Coil View:

 

Tela de localização geográfica de uma bobina de aço:

 

Instalação da tag RFID na bobina de aço:

 

Leitor RFID instalado no gancho transportador:

 

Painel indicador para visualização do operador da ponte rolante:


Rastreabilidade de produção na indústria metalmecânica utilizando a tecnologia RFID:

Utilizando-se de tags especiais para uso em peças metálicas, é possível registrar automaticamente a passagem dos produtos pelos setores produtivos, sendo que estes podem variar desde pequenas peças de freios automotivos até carrocerias de ônibus.

O registro automático do item permite que informações confiáveis sejam utilizadas na geração de relatórios de tempos de produção e montagem, análise de características construtivas dos produtos fabricados e uma série de outros dados relacionados com a rastreabilidade da peça.

 

Tag RFID para utilização em peças metálicas:

 
 
 

Antenas RFID em geral:

 
 
 

Leitores RFID fixos e portáteis em geral: